Visite a Fan Page no Facebook

O Pera Music é uma vertente do Portal Pera que busca os melhores vídeos de música da internet para seus seguidores! Aberto a pedidos de opiniões o Pera Music vai sempre ter o seu foco na música de qualidade.




terça-feira, 17 de janeiro de 2012

James Brown, the Godfather of Soul

James Brown. (Foto: Site outra-cena.com)

James Brown sempre foi considerado um músico que demonstrava muita energia e intensidade no palco. Um verdadeiro Showman que levava o público a loucura.



Vindo de uma humilde família americana, da Carolina do Sul, o homem que futuramente seria chamado de Padrinho do Soul teve uma infância conturbada. Quando ainda era muito novo, sua mãe o abandonou e seu pai o levou para a casa de uma tia, em Augusta na Geórgia, onde funcionava uma casa de prostituição. Com 16 anos já havia cometido alguns delitos e foi condenado por assalto a mão armada e encaminhado a um centro de detenção juvenil.

Durante esta passagem pelo reformatório juvenil, James Brown conheceu Bobby Byrd. Este nome foi muito importante na carreira do Rei do Soul, pois foi com a ajuda de Byrd e sua família que finalmente James Brown seguiu seu caminho na música.

Bobby Byrd e sua irmã Sarah, juntamente com Brown, formaram uma banda chamada “The Gospel Starlighters” que futuramente mudaria seu nome para “The Flames”. Depois de algum tempo na estrada, a banda de James ficou famosa e assinou contrato com grandes gravadoras.

Ele sempre foi famoso por exigir muita organização, precisão de seus músicos e dançarinos. Ensaiavam até atingir a perfeição e até mesmo nestes ensaios, os artistas tinham que usar o mesmo "uniforme" que usariam durante os shows. E não parava por aí, tinha outras regras em relação a sua banda. James aplicava multas nos membros da banda que calçassem sapatos não engraxados, dançassem fora da sincronia e entrassem atrasados no palco.

A carreira deste mestre do Funk influenciou profundamente a evolução de diferentes gêneros musicais. Por muitos anos, seus shows eram considerados os mais extravagantes da América.

Infelizmente este mestre veio a falecer na noite de Natal de 2006, vítima de uma pneumonia que resultou em uma insuficiência cardíaca.

Atualmente existe o boato que um filme com a biografia do “Godfather of Soul” está a caminho e que Spike Lee seria o diretor. O que nos resta agora é aguardar e continuar curtindo seus discos e vídeos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário