Visite a Fan Page no Facebook

O Pera Music é uma vertente do Portal Pera que busca os melhores vídeos de música da internet para seus seguidores! Aberto a pedidos de opiniões o Pera Music vai sempre ter o seu foco na música de qualidade.




segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Especial Bourbon Street Fest: Preservation Hall Jazz Band

Foto: Google


Fonte: Assessoria de Imprensa


Preservation Hall Jazz Band

Os 10 anos do Bourbon Street Fest trazem outra grande comemoração – os 50 anos da Preservation Hall Jazz Band, uma verdadeira instituição do jazz e de New Orleans. Todas as noites, há décadas, uma fila se forma na porta da Preservation Hall, no coração do French Quarter (o bairro boêmio da cidade), onde o grupo formado da casa se apresenta. A romaria faz parte do roteiro turístico de uma das cidades mais turísticas do mundo.

A Preservation Hall Jazz Band é a mais antiga e renomada do mundo no estilo  chamado de traditional jazz – o jazz original, como era tocado no começo do século XX por Buddy Bolden, Louis Armstrong e King Oliver. Seu repertório reúne standards imortais como “When the saints go marchin’ in“, “Tiger rag”, “St. Louis blues” e “St. James infirmary”.

A Preservation Hall foi fundada em 1961 para resgatar o traditional jazz, que estava em baixa devido à evolução do jazz para outros estilos como o bebop e a hegemonia do rock nas paradas de sucesso.

No ano seguinte, foi formada uma banda da casa, que já em 1963 passou a excursionar em outros países. Muitos de seus integrantes originais tinham tocado com os primeiros e grandes mestres do gênero, como Buddy Bolden, Jelly Roll Morton, Louis Armstrong e Bunk Johnson.

Hoje, a banda passa grande parte do ano viajando pelo mundo, como verdadeira embaixadora do jazz. Já se apresentou para a realeza britânica, o rei da Tailândia e nas melhores salas de concertos do mundo. Seu diretor, o tubista Ben Jaffe, é filho dos fundadores da Preservation Hall, Allan e Sandra Jaffe.

Longe de representar um dinossauro anacrônico, a banda soube se renovar: hoje, a maioria de seus integrantes não são velhinhos, mas jovens, muitos dos quais versados nos estilos mais contemporâneos do jazz.

O cinquentenário da Preservation Hall Jazz Band vem sendo saudado como um grande acontecimento no universo do jazz. Basta dizer que ela estampou a capa da revista OffBeat, a “bíblia” da música de New Orleans, na edição especial lançada durante o New Orleans Jazz Fest, o maior evento do gênero no mundo.

Formação:

                Ben Jaffe: Tuba
                Rickie Monie: Piano
                Joe Lastie Jr.: bateria
                Freddie Lonzo: Trombone
                Mark Braud: Trumpete e vocais
                Clint Maedgen: Sax Tenor e vocais
                Charlie Gabriel: Clarinete e vocais
                Ronell Johnson: Sousafone




Nenhum comentário:

Postar um comentário